terça-feira, 31 de março de 2009

EDMAR MOREIRA, O SENHOR FEUDAL PARLAMENTAR CORRE RISCO DE CASSAÇÃO




A Mesa Diretora da Câmara decidiu por unanimidade determinar abertura de processo no Conselho de Ética contra o deputado Edmar Moreira (DEM-MG). Parecer da comissão de sindicância da Corregedoria da Casa apontou indícios de uso irregular da verba indenizatória pelo deputado para pagar serviços de segurança. O relatório da sindicância diz que há elementos para concluir que não houve prestação do serviço, já que o parlamentar não apresentou comprovantes dos pagamentos aos seguranças. Caberá ao conselho investigar os gastos de Edmar e apontar se houve ou não quebra do decoro parlamentar. A punição mais grave é a cassação do mandato parlamentar.

PESQUISA SENSUS-CNT - IMPACTO DA CRISE NOS CIDADÃOS

1. Opinião do Cidadão sobre como foram as funções de governo (saúde, educação, segurança, emprego...) nos últimos seis meses. Em setembro o Índice era 54,3. Agora em março 41,18, uma queda de 24%.
2. Últimos seis meses (entre parênteses os valores de dezembro de 2008) pioraram! Emprego: 54,5% (38,5%) / Renda pessoal: 32,6% (23,2%) / Saúde: 48% (38,2%) / Educação: 30% (24%) / Segurança: 52,1% (51,2%).
3. Candidato indicado pelo presidente Lula: Não votaria 20,3%. Único que votaria 21,5%. Repare que apesar do Ruim+Péssimo ser bem menor do que Não Votaria, é esta a avaliação de Lula para valer.
4. Receio de perder emprego: Sim 44,8%. Não 39,7%. / Brasil está lidando bem com a crise? Sim 40,1%. Mais ou Menos+Não 52,9%.
5. Crise aumenta violência? Sim 64,5%. Não 28,1% / Violência na Cidade onde mora: é violenta para 40,3% (eram 32,7%). Mais ou menos para 25,6%. Pouco para 33,9%.

REQUIÃO ZERA ICMS DO DIESEL SE TARIFA DE ONIBUS FOR REDUZIDA

UMA BOA IDÉIA EM TEMPO DE CRISE

O governador Roberto Requião declarou na Escola de Governo desta terça-feira (31) que pode zerar o ICMS sobre o diesel para as empresas de transporte coletivo se prefeituras das principais cidades do Estado concordarem em baixar o preço da tarifa.
A declaração foi um recado claro à prefeitura de Curitiba, que no início do ano aumentou a tarifa de R$ 1,90 para R$ 2,20. "Se a Prefeitura de Curitiba baixar a tarifa eu zero o diesel. Mas não para aumentar a tarifa, não para cobrar da população. E isso vai valer também para o transporte coletivo das grandes cidades do Paraná", disse o governador.

Jackson denuncia métodos de Sarney à imprensa estrangeira

Jackson ao lado do presidente da Assembléia (MA), Marcelo Tavares
Em entrevista coletiva no Rio à imprensa estrangeira nesta quinta-feira (26/3) o governador Jackson Lago, do Maranhão, vice-presidente do PDT, denunciou que a família Sarney quer tirar do povo o poder de tomar suas próprias decisões. Jackson fez relato da trajetória política de Sarney desde sua ascensão em 1965, na ditadura, até hoje. Segundo Lago, se antes ele recorria às listas de cassações para afastar adversários, hoje ele tem outros métodos.

segunda-feira, 30 de março de 2009

DOMÉSTICA É ASSESSORA NA CÂMARA, DE DEPUTADO DO DEM

Deputado Alberto Fraga (DEM) com doméstica como assessora

Quando o Brasil realizar sua reforma política e a eterna crise de credibilidade dos parlamentares for coisa do passado, o deputado Alberto Fraga (DEM) será um “case” da ciência política. Segundo a Folha (para assinantes), Fraga usa recursos da Câmara para pagar o salário da empregada doméstica que cuida de sua casa de 1.875 m² em Brasília. Fraga está licenciado da Câmara para assumir a secretaria de Transportes do DF, mas graças a uma “troca de interesses” com o suplente Adriano Osório (DEM), manteve a empregada contratada. O pior é que Fraga acha tudo perfeitamente normal, e chega ao ponto de ironizar e desafiar a reportagem. “Vocês não têm mais um castelo, agora querem uma doméstica fabricada. Mas vamos lá, vamos lá, eu gosto desse jogo”, disse.

sexta-feira, 27 de março de 2009

TERESA BERGHER EXIGE APURAÇÃO DE NAZIFASCISMO NA CAMARA DO RIO

Nazismo na Casa de Leis do Rio
A vereadora Teresa Bergher, líder da Bancada do PSDB na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Exigiu da presidência da Casa uma apuração de responsabilidade criminal do adepto do nazifascismo que desenhou três suásticas no banheiro masculino no 9º andar da Câmara, atentando contra a democracia. O Presidente da CMRJ, vereador Jorge Felipe, enviou resposta condenando o fato e prometeu apurar. A vereadora disse que acompanhará o passo a passo com extremo rigor a atuação da Coordenadoria Militar de Segurança do Legislativo da ação criminosa.


Hora do Planeta - Vais apagar as luzes?

Neste próximo sábado, 28/03, às 20:30 governos, empresas e a população de todo o mundo está convidada a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global.


O simples gesto de apagar as luzes por sessenta minutos tem como objetivo chamar para a reflexão das mudanças climáticas no planeta. A Hora do Planeta será promovida no Brasil pela primeira vez pelo WWF-Brasil e conta com a adesão e apoio do Rio de Janeiro, a primeira cidade brasileira a aderir à iniciativa. Realizada pela primeira vez em 2007, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.

Neste ano, ela pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão à Hora do Planeta.
Agora só resta a cada um, criatividade para bolar o que fazer nesta hora sem luz. Empresas nos país inteiro estão surgindo com alternativas para as pessoas que pretendem colaborar com a hora do planeta. À luz de velas, restaurantes e hotéis irão servir suas refeições e até aulas especiais serão dadas nas academias esportivas. Vale tudo para mobilizar o planeta.

Grampos indicariam doações 'por fora' de construtora

Grampos telefônicos da Castelo de Areia, operação integrada da Polícia Federal com a Procuradoria da República, revelariam movimentação de dirigentes da empreiteira Camargo Corrêa em suposto esquema de doações “por fora” para políticos e legendas. Sete partidos (PSDB, PDT, DEM, PP, PPS, PMDB e PSB) - além dos senadores Agripino Maia (DEM-RN) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e deputados, entre eles José Carlos Aleluia (DEM-BA) - são citados como beneficiários de recursos que a PF supõe terem sido desviados de obras superfaturadas.
IG

Neotix Agência Interativa: Quer falar com a gente?

Neotix Agência Interativa: Quer falar com a gente?

O carro Nano vai virar febre?

Mais barato carro de série do mundo, o recém-lançado Nano terá pontos de venda adicionais e uma agressiva campanha de marketing para virar uma mania em seu país, a India.
O empresário indiano Ratan Tata cumpriu neste 23 de março a sua promessa de produzir um carro de 100 000 rúpias, exatos 2 mil dólares na cotação de hoje. Em um concorrido coquetel na Parsi Gymkana, uma área de eventos ao ar livre no centro de Mumbai, ele apresentou a uma entusiamada plateia a versão definitiva do seu Nano. "Há seis anos, quando prometi que faríamos nosso carro por este preço, muita gente desdenhou e duvidou de que nossa equipe seria capaz de chegar lá", disse Tata, debaixo de uma salva de palmas e com um sorriso estampado no rosto. "Mas, nossa equipe trabalhou duro, quebramos paradigmas e o resultado é este: um automóvel com bom preço, muito espaço interno e que atende às normas de segurança da Índia".


Época

quinta-feira, 26 de março de 2009

Câmara Municipal acaba de aprovar o primeiro Código de Ética da casa

Acaba de ser aprovado o primeiro código de ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Todos os 45 vereadores presentes votaram a favor do Projeto de Resolução 1/2005. Há 21 anos a casa tentava criar um documento para avaliar a condutas de seus membros. A redação final, a ser votada na próxima terça-feira, conta com a formação de um Conselho de Ética composta por sete membros.

A eleição para o conselho está prevista para, no máximo, daqui 15 dias. A votação será aberta e todos os vereadores estão aptos a se candidatarem aos cargos. O mandato do primeiro grupo será de dois anos e contará com três suplentes. O texto do código é da vereadora Teresa Bergher (PSDB) e teve co-autoria de outros 21 vereadores. Apesar do projeto estar pronto desde 2005, a criação de um conselho foi incluída no documento apenas este ano.
JB Online

G20: uma nova economia começa aqui

O G20 se reunirá em Londres semana que vem

Semana que vem lideranças globais estarão chegando em Londres para a reunião do G20 -- onde o futuro da economia global será traçado. Estamos enfrentando a maior recessão econômica já vista, portanto é hora dos nossos governantes saberem que não podemos deixar as coisas como estão. Esta é a nossa oportunidade de concertar o sistema econômico e construir um futuro mais sustentável. Assine a petição pedindo para o G20 colocar a população global acima dos interesses privados e políticos. Nossa mensagem, apoiada por cidadãos do mundo todo, será levada pelas suas de Londres na passeata deste fim de semana. Eles usarão capacetes verdes e levarão consigo bandeiras simbolizando empregos "verdes" e uma recuperação econômica sustentável. Semana que vem nós levaremos a petição diretamente para os delegados governamentais e líderes globais presentes no encontro do G20.


Aos líderes globais do Encontro do G20: Precisamos de um pacote de recuperação econômica mundial que coloque a população global acima de outros interesses. Este pacote deve estimular, regular e reformar fundamentalmente a econômia global, tendo como base investimentos "verdes" e sustentáveis.

Eduardo Paes é o sétimo em ranking de prefeitos



O ranking foi elaborado a partir de entrevistas feitas em nove capitais. Os entrevistados deram notas de 0 a 10 ao prefeito de sua cidade. A nota média de cada um determinou a posição no ranking e as taxas de aprovação e reprovação foram levadas em conta no desempate.Eduardo Paes (PMDB), prefeito do Rio de Janeiro, aparece em sétimo lugar com nota 5,6. Apesar da posição, o desempenho de Paes é melhor do que seu antecessor, Cesar Maia (DEM), que era o último colocado, com nota 4,5.

Fonte: Terra

ISENÇÃO DE IPI SERÁ PRORROGADA

O Valor Econômico diz que o governo federal nega, mas vai, sim, prorrogar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre a venda de automóveis. A medida, que deveria expirar no dia 31, será estendida por mais três meses. "Segundo um assessor de Lula, o governo já imaginava ser necessário estender o prazo quando adotou a medida. As previsões mais otimistas apontavam uma recuperação da economia só no segundo semestre", afirma a reportagem.

Só em 6 países maioria de líderes é mulher

"Relatório do PNUD aponta que apenas na Jamaica, Filipinas, Dominica, Santa Lúcia, Lesoto e Fiji elas são a maioria em funções de poder"
As mulheres são maioria à frente de cargos importantes em apenas seis países do mundo, de acordo com dados do RDH (Relatório de Desenvolvimento Humano) 2009, do PNUD. Nos outros 114 – de um total de 120, para os quais existem dados disponíveis – os homens são mais de 50% dos legisladores, gerentes e funcionários públicos de alto escalão.

Os seis países em que elas são maioria nos cargos mais altos não são as maiores economias mundiais e nem as nações mais desenvolvidas. São eles: Jamaica, Filipinas, Dominica, Santa Lúcia, Lesoto e Fiji. Na Jamaica, as mulheres são 59% dos líderes; nas Filipinas, 58%; em Dominica, 57%; em Santa Lúcia e em Lesoto, 52%; e, em Fiji, 51%. No índice jamaicano, porém, o dado foi somado ao número de mulheres em profissões técnicas, o que distorce um pouco o índice. Dentre os países ricos, apenas nos Estados Unidos há uma maior igualdade de gênero na distribuição dos cargos de poder: 42% deles estão com as mulheres. Na Islândia, país de maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), apenas 29% dos líderes são mulheres.
“Isso mostra que a igualdade de gênero, assim como a racial, não é consequência do desenvolvimento econômico como por muito tempo se falou”, diz Teresa Sacchet, pesquisadora de ciência política da USP (Universidade de São Paulo). Mesmo nos países em que os homens são maioria, mas as mulheres compõem pelo menos 40% dos altos cargos, predominam nações pequenas da América Central. O Brasil tem 35% dos altos cargos nas mãos delas.
Para a pesquisadora, apenas conjunturas históricas mais específicas – como a 2º Guerra Mundial, quando as mulheres tiveram que substituir os homens no mercado de trabalho – ou medidas afirmativas por parte dos governos podem explicar o porquê de elas serem maioria nos altos cargos dos seis países.

“A mudança cultural pode ser promovida por meio de mudanças institucionais”, argumenta. Para ela, soluções como fortalecer cotas para mulheres em partidos políticos e até mesmo dar incentivo fiscal para empresas que ofereçam cotas de gênero podem estimular mudanças de pensamento. Júnia Puglia, vice-diretora do UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) no Brasil e Cone Sul também defende a política de cotas para mulheres, assim como para negros. “Não é o ideal, mas é o que nós temos”, diz. “Se fosse oferecido acesso igual à educação de qualidade em todos os níveis e igual acesso ao mercado de trabalho, isso abriria portas para uma representação de poder igualitária”, defende.

“Não há razão para que os parlamentos e as posições de poder não reflitam a composição da população do país, pois isso seria justiça”, afirma Júnia. “O que se quer é paridade”, reforça Teresa, “na política, espera-se que ela seja paritária, não há sentido o Congresso Brasileiro ter apenas 8,9% de mulheres”.
DAYANNE SOUSA da PrimaPagina

quarta-feira, 25 de março de 2009

PORQUE A GASOLINA NÃO CAI?

A Petrobrás é um orgulho nacional, mas pagamos um preço alto por isso

Ultimamente, esta pergunta tem sido feita pelo consumidor comum por uma simples razão: a crise mundial levou a uma queda abrupta do preço do barril de petróleo, que hoje está em torno de US$ 40 - já foi US$ 100 há menos de um ano. É de se esperar, claro, que isso tivesse reflexo na bomba do posto, mas não teve até agora nem deve ter, a considerar as declarações do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Ontem, em sessão das comissões de Infraestrutura e Assuntos Econômicos do Senado, ele disse que o preço não vai cair "porque não subiu", referindo-se ao período em que o barril estava a US$ 150 e a Petrobras não fez reajustes para cima. "O litro da gasolina que sai das refinarias é mais barato que o litro de água engarrafada. O que encarece para o consumidor é a margem de lucro das distribuidoras e os altos tributos", disse Gabrielli. Ele apresentou preços médios de 2008 para dizer que o combustível é mais barato do que nos EUA. No entanto, segundo O Globo, o preço no Brasil é atualmente 20% maior.

Amsterdã quer ter praticamente só veículos elétricos em 2040


Autoridades irão construir 200 postos de carregamento elétrico. Objetivo é ter 10 mil veículos a bateria na capital holandesa até 2015.

Do G1/ Reuters

Amsterdã espera que até 2040 quase todos os seus carros, vans e ciclomotores sejam movidos a eletricidade, e por isso as autoridades anunciaram nesta quarta-feira (25) a intenção de construir 200 postos de carregamento de baterias. "O transporte elétrico não libera substâncias nocivas, é bom para a qualidade do ar e o clima", disse Marijke Vos, responsável municipal pelo meio ambiente. Em nota, a Câmara Municipal disse que os postos de carregamento serão adequados a bicicletas elétricas, ciclomotores, carros e vans. Espera-se que até 2015 já haja 10 mil veículos elétricos na capital holandesa. Também há propostas para conceder benefícios para os proprietários de carros elétricos, como descontos em estacionamentos, de modo a contrabalançar alguns custos adicionais desses veículos.

terça-feira, 24 de março de 2009

AJUDE A HUMANIDADE A PREVENIR A AIDS

Porque tamanha estupidez? É um extermínio?
Caros amigos,

Em sua primeira visita ao continente africano, o Papa Bento XVI disse “[A AIDS/SIDA] não pode ser superada através da distribuição de preservativos, o que apenas agrava o problema”.
A afirmação do Papa contradiz estudos sobre prevenção à AIDS/SIDA e significa um enorme retrocesso para décadas de trabalho em educação e conscientização. O Papa tem uma influencia moral poderosa sobre mais de 1.1 bilhões de católicos no mundo todo, e com 22 milhões de infectados pelo vírus do HIV na África, estas palavras podem afetar dramaticamente a epidemia colocando milhões de vidas em risco. Assine nossa petição pedindo para o Papa apoiar, ao invés de desdenhar métodos comprovadamente eficazes de prevenção à AIDS/SIDA.

Isto não é uma disputa religiosa, e sim uma questão séria de saúde pública. Devemos respeitar a opinião pessoal de católicos e pessoas de todas as religiões. O compromisso do Papa por uma cultura de fidelidade e respeito pode ser útil na prevenção, mas apenas se for complementada pelo uso de preservativos. A igreja Católica contribui enormemente ao serviço social, incluindo o cuidado dado a pessoas vivendo com AIDS/SIDA. Porém a afirmação do Papa de que a distribuição de preservativos não é um método efetivo de prevenir a AIDS/SIDA não é compatível com estudos científicos sobre o tema. Esta afirmação é falsa e poderá ter conseqüências mortais.

A verdade é que o HIV e AIDS/SIDA podem ser prevenidos sim pelo uso de preservativos. Não há uma solução fácil para impedir a disseminação desta doença trágica, mas preservativos e educação são comprovadamente o melhor método para prevenção e que não levam ao comportamento de risco. Por isso que até mesmo padres e freiras trabalhando na África têm questionado o discurso do Papa.

Nós não podemos pedir que a Igreja Católica mude sua posição mais ampla neste assunto, mas estamos pedindo que o Papa pare de falar abertamente contra os estratégias de prevenção que funcionam. É importante que pessoas de todas as religiões, especialmente os católicos, digam ao Papa que é necessário ter cuidado em relação à este assunto. Assine abaixo e depois encaminhe este alerta para seus amigos e familiares – esta petição pode realmente salvar vidas:

25 milhões de pessoas no mundo todo já morreram e 12 milhões de crianças se tornaram orfãs devido a esta terrível doença. Se um número grande de pessoas participarem deste apelo, poderemos vencer uma importante batalha por um mundo sem AIDS/SIDA.

DOBRAM EM 2008 EXECUÇÕES NO MUNDO

Execuções em alguns lugares tem carater cultural

Um relatório da ONG Anistia Internacional divulgado nesta terça-feira mostra que 2.390 pessoas foram condenadas à morte no mundo em 2008, um aumento de 90% em relação ao ano anterior. Segundo o documento, a China foi responsável pela morte de 1.718 prisioneiros, ou 72% do total – uma estimativa independente, pois o regime comunista não divulga estatísticas sobre o assunto. Aliás, lembra a BCC Brasil, só os Estados Unidos revelam seus números entre os países que mais utilizam a pena de morte como punição. Juntos, seis países (China, Irã, Arábia Saudita, EUA, Paquistão e Iraque) responderam por 93% das execuções no ano passado.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Cabral lidera pesquisas no Rio, mas oposição é forte


Cabral lidera, mas a oposição ainda é forte

A Folha (para assinantes) publicou nesta segunda-feira os números da pesquisa Datafolha sobre a intenção de voto nas eleições estaduais do Rio de Janeiro. O governador Sérgio Cabral (PMDB) aparece à frente, mas sem muita folga, com 26%; o senador Marcelo Crivella (PRB) vem com 16%, e o deputado federal Fernando Gabeira, 15%. Partindo da hipótese de que Cabral venha a ser vice de Dilma Rousseff (PT) numa eventual chapa para o Palácio do Planalto em 2010, o ex-governador Anthony Garotinho aparece na simulação como candidato governista, mas ficaria apenas em quinto lugar, atrás de Gabeira, Crivella, o ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) e o deputado estadual Wagner Montes (PDT). A disputa está mesmo indefinida.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Quanto custam os parlamentares


Para 2009, dois terços das casas legislativas elevaram seus orçamentos acima da inflação oficial, segundo levantamento da ONG Transparência Brasil.

Em 2009, cada senador custará cerca de R$ 34 milhões, quase seis vezes mais do que um deputado federal, segundo o levantamento da ONG Transparência Brasil. Entre as assembleias, o deputado mais caro é do Distrito Federal. O mineiro vem em seguida, com R$ 10 milhões, e o catarinense, sob a cifra de R$ 7 milhões

Leia mais: http://www.estadao.com.br/especiais/quanto-custam-os-parlamentares,48104.htm

Luiz Sérgio: contra a prisão especial

Deputado federal (PT-RJ)

Rio - Prisão especial para quem tem diploma universitário é um dos anacronismos do Código do Processo Penal brasileiro, que vigora desde 1941. O projeto que sistematiza e atualiza o velho Código abre caminho para acabar com aquele que talvez seja o mais visível vestígio legal de um Estado forjado nos privilégios de sua classe dominante.

Hoje, políticas públicas estimulam o ingresso no ensino superior de jovens das classes menos favorecidas. Há mais filhos e filhas de operários em nossas universidades.
Mas nem sempre foi assim. Até recentemente, a regra para ser universitário era: ter posses ou muita força de vontade, inteligência e sorte para vencer barreiras e passar no vestibular de universidades públicas. O objetivo da lei era proteger ricos e poderosos.

Isso não cabe mais no Brasil deste início de Século XXI. O privilégio deve acabar para os diplomados das universidades e para os que receberam diploma dos tribunais eleitorais. Não há justificativa razoável para que políticos mantenham o benefício da prisão especial.
É óbvio que neste novo Brasil também não cabem penitenciárias e delegacias superlotadas que contribuem muito mais para a degradação que para a recuperação do condenado. É preciso, sim, rever todo o nosso sistema prisional.

O bom senso manda dar a policiais, promotores, juízes e até advogados, flagrados em delito, o direito de não serem trancafiados com os bandidos que, por ventura, tenham sido alvo de sua atuação quando do lado da Lei. Assim como é sensato separar presos perigosos daqueles que cometeram pequenos delitos. Que sejam, porém, todos presos nas mesmas condições. Sem privilégios.

quinta-feira, 19 de março de 2009

REGIÃO SERRANA É A OPÇÃO DO FUTURO DOS CARIOCAS

Degelo antártico pode elevar mar em cinco metros

O Globo - RIO - Um aumento de cinco graus Celsius na temperatura dos oceanos - um cenário extremo do aquecimento global - pode acelerar dramaticamente os ciclos de desaparecimento da calota glacial na parte ocidental da Antártica, voltada para a América do Sul, elevando o nível do mar em cinco metros, com graves repercussões na costa brasileira. É o que informam estudos publicados na revista "Nature", com base na análise de outros grande derretimentos no passado da região.

Uma primeira pesquisa, que se baseou na análise dos sedimentos, indica que, nos últimos cinco milhões de anos, as flutuações de gelo nessa região do continente gelado tiveram um ciclo de 40 mil anos.

- Esse ciclo está quase que certamente ligado às variações da inclinação da Terra em relação ao Sol - afirma o principal autor do estudo, Tim Naish, da Universidade de Wellington, na Nova Zelândia. - E o que vimos no passado nos leva a acreditar que estamos a caminho de perder partes dessa calota.

De acordo com David Pollard, da Universidade da Pensilvânia, um dos autores do segundo estudo, na ausência do homem, esses ciclos continuariam no mesmo ritmo no futuro. Entretanto, com o aumento dos gases causadores do efeito estufa, bastariam algumas centenas de anos para que as águas do oceano austral, ao redor da Antártica, atingissem uma temperatura suficiente para que o gelo desaparecesse totalmente da parte ocidental do continente.

GOVERNO ESTUDA USO DE ENERGIA SOLAR EM CHUVEIROS DE CASAS DO NOVO PROGRAMA HABITACIONAL

É uma mudança no paradigma energético. A natureza agradece
Como funciona o sistema de energia solar

Programa em fase de elaboração prevê a construção de 1 milhão de casas populares até 2010, destinadas à população de baixa renda. O governo está estudando a possibilidade de substituir a energia elétrica pela solar para aquecimento da água dos chuveiros das casas que fazem do novo programa habitacional. Ainda em fase de elaboração, o programa prevê a construção de 1 milhão de casas populares até 2010 e será destinado a pessoas de baixa renda. Calcula-se que a substituição dos chuveiros elétricos nas moradias populares poderá reduzir o custo da conta de luz em até R$ 300 por ano em uma residência de Minas Gerais, por exemplo.

O governo ainda não sabe quantas casas poderão contar com o sistema, mas calcula que o acréscimo no preço final das moradias, que vão custar cerca de R$ 15 mil, ficará entre R$ 800 a R$ 1 mil. Um grupo de técnicos e especialistas do governo vai se reunir hoje (10/03) para definir as diretrizes para a implantação do sistema de aquecimento solar nas moradias populares. Vão participar do encontro representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério de Minas e Energia, da Casa Civil, do Ministério das Cidades, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Eletrobrás, da Caixa Econômica Federal, do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e de universidades federais.
Na reunião, será discutida a forma de financiamento para a instalação do sistema – se o valor será subsidiado ou diluído na prestação das casas. Além disso, os técnicos devem avaliar quais os melhores materiais a serem utilizados e se a indústria nacional está preparada para atender ao aumento da demanda. De acordo com a coordenadora da área de energia e meio ambiente da Secretaria de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Vânia de Araújo Soares, o número de moradias que terão aquecimento solar vai depender de uma avaliação da distribuição regional das construções.

“No Nordeste, por exemplo, as pessoas não usam chuveiro elétrico, elas tomam banho frio. Então, essa regionalização é que vai definir o número de casas que contarão com o aquecimento solar”, explicou. A coordenadora enfatizou, ainda, que o acréscimo no custo final das casas também vai depender da escala em que o sistema for adotado. Segundo Vânia, o sistema de aquecimento solar é importante ambientalmente, pois, ao diminuir a sobrecarga no sistema elétrico, adia a necessidade da construção de novas usinas hidrelétricas ou termelétricas. “O sistema reduz a demanda de energia no horário de pico, que é quando os chuveiros elétricos são mais utilizados”, disse. O governo deve anunciar os detalhes das medidas ainda neste mês.

Bolsa Família ajuda País reverter a crise

O programa Bolsa Família ajuda a reduzir o impacto da crise mundial no Brasil. A avaliação é da Organização Internacional do Trabalho (OIT) ao afirmar que o Programa permite a manutenção do consumo da população de baixa renda. O estudo da Organização foi apresentado durante a 304ª Reunião do Conselho de Administração da OIT, na sede da entidade, em Genebra, na Suíça.
Na reunião, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias, apresentou a política brasileira de transferência de renda às delegações de 85 países que participam do evento. Representantes do Conselho consideram que o Bolsa Família - que beneficia 11 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros - tem desenho inovador, grande cobertura e impacto social e econômico.
Segundo o relatório da OIT, o Bolsa Família é o maior programa de distribuição de renda do mundo e teve um papel importante na diminuição da pobreza no Brasil. Pesquisadores da entidade creditam ao Programa cerca de 25% da redução da pobreza extrema no Brasil. Além disso, o Bolsa colabora para a queda da mortalidade infantil e promove a emancipação da mulher e a diminuição da violência doméstica.

quarta-feira, 18 de março de 2009

QUEDA NA QUALIDADE DA SEGURANÇA NO RIO

Philiph Alston (relator da ONU para execuções sumárias, à direita) recebe das mãos do comandante do 16o BPM, coronel Marcus Jardim, uma miniatura do "caveirão", tábua de salvação dos PMs e alvo de denúncias dos direitos humanos

Na minha opinião o "bico" promove distorções como as das "Milicias". O governador tem de pagar um salário digno ao policial, não é através de jeitinho do "se vira" que resolve o problema dos soldos. Cadê os recursos do Pronasci, do governo federal?

Roberto de Carvalho


Paulo Ramos: bico leva a queda na qualidade da segurança pública

André Balocco, JB Online

RIO - Membro da Comissão de Defesa de Direitos Humanos e Cidadania da Alerj, o deputado Paulo Ramos (PDT) disse há pouco que os baixos salários pagos pelo Estado causam queda na qualidade do serviço de segurança pública. Segundo Ramos, que é oficial reformado da Polícia Militar, se o governador Sérgio Cabral pagasse proventos dignos aos servidos, a categoria não seria obrigada a fazer bicos de até 12 horas nos horários livres para complementar a renda, o que gera cansaço na hora de voltar a vestir a farda.

- O policial tem de trabalhar fora do horário de serviço porque ganha o pior salário da PM em todo o Brasil. Se ganhase bem, poderia se dedicar mais ao trabalho e, assim, a segurança pública seria de melhor qualidade - disse ele.

Ontem, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, afirmou que não combaterá os bicos dos policiais enquanto o governador Sérgio cabral não pagar um salário digno à PM. Ramos acha que Belrame entrou em contradição, já que em seu depoimento disse antes que não sabia que a Liesa era controlada por pessoas ligadas à contravenção (jogo do bicho).

- Como ele disse que iria punir os policiais que trabaharam no Carnaval se antes afirmou que não sabia que a Liesa era controlada pelos bicheiros? - criticou.

Sílvia Ramos, do Centro de Estudos de Segurança Pública (Ceseg), da Universidade Candido Mendes, acha a declaração de Beltrame melancólica.

- A questão dos bicos precisa ser enfrentada mais cedo ou mais tarde, antes que seja tarde. É uma questão problemática. Se é verdade que os policiais não podem deixar de ter segundo emprego, sobretudo os praças, senão não sobrevivem, por outro lado não é possivel que a PM perpetue essa ilegalidade - criticou.

Sergio Cabral visita Porto do Açú

O governador Sérgio Cabral visitou, na manhã da segunda-feira (16/3), as obras do Porto do Açu, que o empresário Eike Batista está implantando na Praia do Açu, 5º Distrito de São João da Barra, na Região Norte Fluminense. O Porto do Açu é um terminal portuário privativo de uso misto, em fase de instalação. Sua área total é de 7,8 mil hectares. Iniciada em outubro de 2007, a obra emprega cerca de 1.500 pessoas. Metade reside em Campos ou em São João da Barra. No total, serão investidos US$ 1,6 bilhão no terminal.

O governador chegou ao terminal por volta das 10h10, depois de sobrevoar o complexo portuário. Junto com o empresário Eike Batista, Cabral visitou as obras da ponte de três quilômetros que está sendo construída. Ele ouviu explicações detalhadas do gerente-geral do Porto do Açu, Romeu Rodrigues, e, em seguida, a comitiva seguiu para a Casa de Visitantes, criada dentro do complexo para apresentação do projeto a acionistas, empresários e demais visitantes.
Visivelmente impressionado com a grandeza do que viu, o governador disse que o projeto é, hoje, o mais estruturante do país, por seu caráter multiuso. Ele vai agregar valor nas indústrias automobilística e de autopeças, cimenteira e siderúrgica e, também, para o agronegócio, impulsionando não só o crescimento econômico das regiões Norte e Noroeste fluminenses, como de outros estados do Sudeste e até do Centro-Oeste brasileiros.

ABSURDO! ILHA DE 20 MIL METROS SOME NO RIO


FÁBIO GRELLET da Folha de S.Paulo, no Rio

O sumiço de uma ilha com cerca de 20 mil metros quadrados na lagoa da Tijuca, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio), intriga ambientalistas e integrantes do governo do Estado do Rio. Fotos aéreas de 2004 comprovam a existência da ilha, que desapareceu segundo as imagens feitas em 2008.
O governo do Estado ainda não sabe exatamente o que ocorreu, embora tenha uma suposição.
"Provavelmente a ilha foi dragada durante a execução de um projeto de melhorias na lagoa", afirma Carlos Abenza, diretor de recuperação ambiental do Inea (Instituto Estadual do Ambiente).
Ele afirma que esse projeto foi implantado na gestão de Rosinha Matheus (2003-2006) e previa várias ações ambientais, mas foi interrompido para novos estudos. "A retirada da ilha facilita a circulação de água", diz Abenza.

terça-feira, 17 de março de 2009

IGUALDADE RACIAL NO RIO

Carlos Alberto Medeiros discursa na posse
Hoje as 15 horas no Palácio da Cidade, o Prefeito Eduardo Paes deu posse ao jornalista Carlos Alberto Medeiros, como Coordenador Especial de Promoção da Igualdade Racial da prefeitura. Presentes na solenidade o Ministro Chefe da Igualdade Racial, Edson Santos, o Secretário da Casa Civil Pedro Paulo e inúmeras autoridades e militantes de movimentos sociais, raciais e de gênero.
Um termo de adesão com o Governo Federal foi assinado, que garante verbas para programas sociais voltados para políticas de promoção da igualdade racial na cidade. A assinatura do convênio só foi possível depois que o Município criou a Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial. Entre as metas de trabalho, está a qualificação de jovens negros de comunidades carentes para conquistar mais espaço no mercado de trabalho, gerando emprego e renda. Serão beneficiados, também, projetos na área da saúde, como o tratamento da anemia falciforme - que atinge principalmente os negros e seus descendentes -; educação, com a inclusão da história das culturas africana e afro-brasileira no currículo escolar; e o apoio aos remanescentes quilombolas .

Igreja Universal em Crise‏


A Igreja Universal do Reino de Deus está dividida. No momento, atravessa uma crise de comando. Há cerca de três meses, seu chefe máximo, Edir Macedo, nomeou o bispo Romualdo Panceiro, o então líder no Brasil, como o seu sucessor mundial. Panceiro mudou-se para a Califórnia, onde vive Macedo, de onde passaria a comandar a igreja, mas mantendo-se próximo ao fundador da instituição. Surpreendentemente, o novo comandante retornou ao Brasil. Com uma procuração nas mãos passada por Macedo, Panceiro obteve o controle de vários dos mais importantes e valiosos bens da igreja, tornou-se o homem forte e deixou de ouvir o antigo guru, revelam fontes próximas à cúpula da Universal. O bispo Macedo sentiu-se traído pelo ex-líder no Brasil. No entanto, não teria agora como reverter o poder outorgado a Panceiro. Uma importante funcionária da área administrativa da igreja confirmou que o novo dirigente está fortalecido e “com amplos poderes”. Procurada para falar sobre a crise, a direção da igreja disse que a informação “não procede” e “é infundada”. “A Universal do Reino de Deus tem em seu corpo a liderança do bispo Edir Macedo”, informou em nota.


*Confira a íntegra dessa reportagem na ediçaõ impressa Carta Capital

Noticia gerada no Blog e-Politica repercute na imprensa

Deputado Wagner Montes

Jornal O DIA - Governo: pesquisa aponta Wagner Montes na frente

Sondagem do IBPS mostra que deputado estadual superaria até o governador Sérgio Cabral. Para o Senado, a disputa é apertada

POR RICARDO VILLA VERDE, RIO DE JANEIRO

Rio - O eputado estadual Wagner Montes (PDT) lidera as intenções de voto na disputa para o governo estadual, em 2010, de acordo com pesquisa do Instituto IBPS divulgada ontem. Se a eleição fosse hoje, Wagner venceria até o governador Sérgio Cabral (PMDB), que deve concorrer à reeleição. O pedetista teria 27% dos votos, contra 24% de Cabral.

Para o Senado, a briga está acirrada entre Fernando Gabeira (PV), Marcelo Crivella (PRB) e Jandira Feghali (PCdoB). Gabeira teria 14% dos votos, Crivella e Jandira, 13% cada. Em 2010 serão eleitos dois senadores por estado.O IBPS entrevistou 1.105 pessoas por telefone, entre os dias 9 e 13. O candidato com maior rejeição, tanto para governador como para senador, é o ex-governador Garotinho (PMDB): 27% dos eleitores não votariam nele para o governo estadual e 17% o recusam para o Senado.

OBSTÁCULOS À REELEIÇÃO

O presidente do IBPS, Geraldo Tadeu, explicou que os dados refletem o quadro atual: “Muita água ainda vai rolar”. Ele alertou que a pesquisa mostra que a possibilidade de reeleição do governador Sérgio Cabral “talvez não esteja tão simples como ele imaginava”.Wagner Montes comemorou o resultado. Apesar de afirmar que pretende disputar a reeleição para a Alerj, ele disse que os números são “mais um recado das ruas para o PDT”, em uma clara referência ao fato de ele ter sido preterido pelo partido em 2008, na disputa pela Prefeitura do Rio, embora liderasse pesquisas na época. O IBPS avaliou também a opinião dos fluminenses sobre os governos do presidente Lula e do governador Sérgio Cabral. Lula continua com grande aceitação popular no Rio — 53% de aprovação contra 12% de reprovação; Cabral é aprovado por 32% e reprovado por 18% dos eleitores. Para Tadeu, os números mostram que a aliança política entre Cabral e Lula beneficia mais ao governador do que ao presidente.

segunda-feira, 16 de março de 2009

DUBAI - Fantástico!!!

Esta foto foi tirada do edifício mais alto do Dubai, o "Burj Dubai", a 2,620 ft / 801m…!!! Aqui encontram-se 25% das gruas em nível mundial.

REDUÇÃO DOS ROYALTIES NOS MUNICIPIOS DO RIO

Informações do curso de Planejamento Regional da Universidade Cândido Mendes, diz que nove cidades fluminenses que mais recebem recursos do petróleo perderão R$ 650 milhões apenas na conta de royalties, mantidas as condições atuais. Macaé deverá receber R$ 211,7 milhões de royalties em 2009. No ano passado, foi quase o dobro: R$ 406,9 milhões. Nas participações especiais, a queda projetada é de mais de 50%: de R$ 98,7 milhões para R$ 43,8 milhões. Em Campos deverá perder este ano 42% da receita de R$ 559 milhões dos royalties que a cidade recebeu em 2008. Nas participações especiais, Campos deve ficar apenas com R$ 372 milhões este ano, 33% menos do que em 2008. Mesmo assim é muito dinheiro, para onde vão estes recursos?

(Fonte: UCAM )

RAPIDAS DE HOJE

Deputado Clodovil Hernandes
Será um AVC ?

A queda está sendo questionada pelo médico Alan Ricardo Coutinho, do deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP). Segundo o médico, o sangramento é do lado esquerdo do cérebro. "O cérebro dele ainda está inchado." E diz ainda, "Não foi queda. Os médicos acreditam que foi uma hemorragia espontânea." No ano passado o deputado foi internado com embolia pulmonar no Hospital Alemão Osvaldo Cruz em São Paulo.

O Protógenes... a metralhadora giratória

Protógenes Queiroz, o delegado da Polícia Federal, está mantendo uma postura mais agressiva diante da convocação pela CPI das Escutas. Ele informou que irá apresentar na Comissão Parlamentar de Inquérito das Escutas Telefônicas Clandestinas da Câmara, provas cabais contra os envolvidos na Operação Satiagraha: “ Vou poder explicar aos representantes do povo brasileiro de forma direta, como se deu a participação de cada personagem ou indivíduo que tem relação espúria, corrupta, criminosa com o banqueiro bandido Daniel Dantas.” Pelo jeito vem chumbo grosso por aí.
Projeto prevê redução de pena para preso sob más condições

Ainda segundo a proposta, condenados submetidos a tortura podem ter a pena reduzida em seis meses. A Câmara analisa o Projeto de Lei 4655/09, do deputado Glauber Braga (PSB-RJ), que determina que seja contado em dobro ou em triplo cada dia de pena em que o presidiário for submetido a maus tratos, à falta de assistência médica ou psicológica ou a situações inadequadas, como celas insalubres ou com excesso de população carcerária.

O texto prevê ainda que, se for constatada a prática de tortura, cada dia em que houver ocorrido o abuso seja contado como 120 dias. Mesmo as ocorrências durante o período de prisão provisória serão computáveis para fins de abatimento da pena de que resultar a condenação final.
As prévias democráticas de Aécio

Hoje no lançamento do livro do ex-deputado Fernando Lyra “Daquilo que eu sei - Tancredo e a transição democrática”. Será visível o encontro entre Aécio e Serra no evento. Alto dirigente do partido disse que a idéia é dar uma demonstração pública de unidade no Partido. Mas Aécio não arreda a possibilidade potencial de ter as prévias no PSDB.



sexta-feira, 13 de março de 2009

HELIO COSTA REABRE DISCUSSÃO, QUER AÉCIO EM 2010

O governador Aécio Neves começará um périplo pelo pais

Ontem o ministro das Comunicações, Hélio Costa, do PMDB, afirmou que seu partido vai trabalhar no Estado por um nome "mineiro" à Presidência da República, voltando a defender a candidatura do governador. Para ele Aécio “é uma força dentro e fora do nosso Estado, e o PMDB continua de portas abertas para recebê-lo”, reabrindo as antigas especulações sobre seu “namoro” com o Partido.

O ministro falou em Belo Horizonte, ontem, durante o 1º Encontro Consultivo do PMDB, realizado para lançar a sua pré-candidatura ao governo de Minas, em 2010. Apesar de ser uma jogada política do ministro, que tem aspirações ao governo estadual, a manifestação não constitui novidade E o presidente licenciado do PMDB, Michel Temer, estaria a par de tudo.

Temer, ontem mesmo, porém, tratou de reduzir as proporções do episódio dizendo que as conversas para o governador (Aécio) vir para o PMDB se deram no passado. “Hoje, eu acredito que seja complicado para ele. Nunca houve nem eu tive a indelicadeza política de convidá-lo, nem ele teve a indelicadeza de dizer que ia sair do PSDB", explicou. E garante que o Partido tratará de sucessão em 2010: “O PMDB só está autorizado a discutir essa matéria no começo do ano que vem", reiterou.

CARRASCO NAZISTA DESCOBERTO NA ALEMANHA


Ivan, o terrível. Assim era chamado o carrasco do campo de concentração nazista de Sobibor, na Polônia. Ele foi o responsável pela eliminação de 29 mil hebreus que estavam confinados no campo de Sobibor.Ontem, na cidade alemã de Munique (Baviera), a Justiça expediu um mandado de prisão contra John Demjanjuk, de 86 anos e que é cidadão norte-americano naturalizado.Para a Justiça de Munique, Demjanjuk seria o carrasco Ivan, o terrível, responsável por 29 mil mortes no campo nazista de Sobibor, entre março e setembro de 1943.A Justiça de Israel não teve a mesma certeza. Em 1993 e Demjanjuk acabou absolvido processualmente por insuficiência de provas. No processo criminal que tramitou pela Justiça de Israel houve dúvida quanto a ser ele o carrasco alcunhado de Ivan, o terrível.Demjanjuk tinha chegado nos EUA em 1952. Trabalhou como metalmecânico em Cleveland (Ohio) e logrou obter a cidadania. Em 1986 foi preso nos EUA. Teve no mesmo ano a cidadania cassada e restou enviada para Israel, que solicitara a extradição.No processo crimnal que tramitou perante a primeira instância da Justiça de Israel, Demjanjuk recebeu condenação à pena de morte, pois dado como responsável pelos extermínios no campo de Sobibor.Em sede de apelação, no entanto, o Tribunal de apelação de Israel emitiu decisão absolutória, pela insuficiência da prova da sua identidade. Absolvido, ele retornou para os EUA.De volta aos EUA em 1993, Demjanjuk readquiriu a cidadania norte-americana em 1998, em face da absolvição em Israel.No entanto e desde 2005, nos EUA, a sua situação voltou a se complicar.Uma corte de Justiça dos EUA entendeu, com base em documentos de 1952, quando ele lá chegou, ter Demjanjuk mentido sobre a sua verdadeira identidade e ser natural da Ucrânia. A decisão da corte foi confirmada em recurso, no ano passado.Agora, com a ordem de prisão expedida pela Justiça de Munique, ele poderá ser extraditado. Só que agora para a Alemanha e a fim de responder a processo criminal.Pela decisão lançada em Munique, “existem provas de Demjanjuk” ser o carrasco de Sobibor.

http://maierovitch.blog.terra.com.br/2009/03/12/identificado-o-carrasco-do-campo-de-concentracao-nazista-de-sobibor/

quinta-feira, 12 de março de 2009

EX-BLOG DE CESAR MAIA REPERCUTE NOTÍCIA GERADA PELO E-POLITICA

"GAROTINHO DIZ QUE É CANDIDATO A GOVERNADOR!

Do site http://www.youpode.com.br/ de Eucimar e Dacio Malta, ex-editores dos principais jornais do RIO.Garotinho sairá do PMDB para disputar o governo do RioO ex-governador Anthony Garotinho concorrerá em 2010 ao cargo que já ocupou. A decisão foi tomada esta semana e uma das legendas prováveis de sua candidatura é o PTB. Segundo um dos assessores mais próximos do ex-governador, a candidatura, embora tenha sua independência, agrada em cheio aos tucanos e ao governador José Serra."

O fato é que não deixa de ser interessante para os tucanos.

CESAR MAIA PAGARÁ R$ 50 MIL A FAMÍLIA DE LEONEL BRIZOLA


No O GLOBO de hoje, destaca que o ex-prefeito Cesar Maia foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça a pagar à família de Leonel Brizola, ex-governador do Rio de Janeiro, uma indenização de R$ 50 mil. Segundo o Superior Tribunal Justiça, Maia ofendeu a honra no ex-governador, morto em 2004, durante entrevista em 1998 a jornais de circulação nacional.
Leonel Brizola ajuizou uma ação de indenização por dano moral, na qual alegou que Maia, então candidato a governador do estado, teria declarado que Brizola permitiu "o tráfico de drogas no estado durante o período em que exerceu o cargo de governador" e que teria criado a "fetranscoca (numa referência à Fetranspor, a Federação dos Transportes Rodoviários), para fins de manipular e influenciar as eleições, inclusive financiando e elegendo candidatos, tudo com o dinheiro circulante no tráfico de drogas".
Cesar Maia, então, alegou que as declarações não tinham como destinatário a pessoa privada de Brizola, mas a política por ele escolhida. Simultaneamente Maia entrou com uma ação contra Brizola por danos morais argumentando que nos mesmos jornais, ele foi tachado de pessoa sem "idoneidade para governar, sem caráter, traidor, fascista, desequilibrado", que teria sido "puxado pelo reconvindo pelos fundilhos das calças".
Para o relator, ministro Luís Felipe Salomão, as afirmações de que Brizola teria se associado ao tráfico de drogas para obter proveito eleitoral revela ofensa direta à sua pessoa, pois se trata de "prática cuja reprovabilidade é evidente". O ministro manteve a condenação, inclusive no valor.

quarta-feira, 11 de março de 2009

ATÉ AONDE ESSA INFORMAÇÃO É VERDADEIRA?

Contas juntas somam 35 milhões de dólares, ate onde é verdade?

Autoridades federais americanas encaminharam ofício à Procuradoria-Geral da República e à Receita Federal informando que o ex-prefeito de Campos e deputado federal, Arnaldo Viana, é o titular das contas dos bancos Discount Bank And Trust Co, Bank of New York Inc e Banco Safra de Investimentos, de Nova Iorque. As três juntas somam 35 milhões de dólares, cerca de 70 milhões de Reais. Na quinta-feira passada, a Secretaria da Receita Federal oficiou Vianna, dando-lhe o prazo de 30 dias, a contar da data da citação, para que o ex-prefeito de Campos explique a origem do dinheiro sob pena de vir a ser enquadrado nos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

COM ZITO E GAROTINHO O PSDB VAI FICAR POPULAR?

A história desta reunião com ninguém menos do que o ex-governador Anthony Garotinho, é uma mudança de paradigma no PSDB que ao que parece vai se tornar popular com a possível ida de Garotinho para legenda. Segunda a nota do JB estavam o prefeito Zito de Duque de Caxias (PSDB), o deputado Luis Paulo Correa da Rocha, fiel escudeiro de Alencar entre outras estrelas de porte menor. Nela, destaca que ficou acertado que Garotinho sairá candidato pelo PSDB ao governo tendo como vice, a deputada federal Andreia Zito, filha de Zito. E o deputado Luis Paulo Correia da Rocha, a "pedra no sapato da negociação" bateu duro, porque quer ser o vice de Garotinho, mas a palavra voraz do rei da Baixada falou mais alto, que ameaçou a sair do partido se não fosse sua filha a vice. Há informação de que Gabeira que estava cotado para o governo, vai ter que se contentar com o Senado. "Onde há fumaça tem fogo."