domingo, 10 de janeiro de 2010

CATACLISMAS RECENTES NO MUNDO, O QUE ESTÁ ACONTECENDO?







FRESNO, Califórnia - Um terremoto de 6,5 graus na escala Richter atingiu a costa Norte do estado da Califórnia, danificando prédios e deixando diversas regiões sem luz. Não há relatos de mortes ou danos graves. O tremor ocorreu por voltas das 16h27m (22h27m de Brasília), no Oceano Pacífico, 35 quilômetros a noroeste de Ferndale, informou o centro geológico dos Estados Unidos. O epicentro foi a uma profundidade de cerca de 16 quilômetros.

O terremoto foi sentido de Capitola, no centro da Califórnia, até o centro do Oregon (estado ao norte), passando por São Francisco.

México tem as temperaturas mais baixas dos últimos 124 anos

O México vem registrando as temperaturas mais baixas dos últimos 124 anos, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

O inverno rigoroso no hemisfério norte provocou o fechamento dos três principais portos de exportação de petróleo - por lá passam 97% da produção mexicana.

Os portos de Acyo Arcas, Tres Bocas e Coatzacoalcos, localizados no Golfo de México, devem permanecer fechados até que o clima fique mais ameno, de acordo com o Ministério das Comunicações do México.

O SMN afirmou que uma frente fria já atinge 22 dos 32 Estados mexicanos. As zonas montanhosas de Coahuila, Durango e Chihuahua, no norte do país, registraram temperaturas de -11°C. As aulas foram suspensas nas escolas de oito Estados e, em quatro outros, os alunos das escolas primárias estão sendo instruídos a chegar mais tarde.

Tsunami nas Ilhas Salomão deixa mil desabrigados

Deslizamentos de terra e um tsunami destruíram as casas de um terço da população das Ilhas Salomão, mas vidas foram salvas já que os moradores fugiram rapidamente para regiões mais altas. Não há relatos de feridos graves depois de 30 horas da ocorrência do maior de uma série de tremores que provocou uma onda de 3 metros e atingiu a costa. Porém, mais de 1.000 pessoas foram afetadas depois que cerca de 200 casas foram destruídas em Rendova, ilha a cerca de 300 quilômetros da capital Honiara. Apenas 3.600 pessoas vivem em Rendova.

Frio glacial continua a afetar vários países do Hemisfério Norte

RIO - A forte onda de frio que atinge vários países do Hemisfério Norte continua a causar problemas para a população e preocupar as autoridades. Na Europa, as temperaturas glaciais levaram o caos ao sistema de transportes, com centenas de voos cancelados, trens parados e estradas em difíceis condições de uso, enquanto na China o frio congelou as águas do porto de Tianjin, o terceiro maior do país e que serve à capital Pequim.

Tremor de terra é sentido no Rio Grande do Norte

SÃO PAULO - A terra voltou a tremer neste sábado no Rio Grande do Norte. O tremor foi sentido em alguns bairros de Natal e nos municípios de João Câmara e Ceará Mirim. Dados preliminares indicam que o tremor foi de 3 graus na escala Richter.

O epicentro foi no município de João Câmara, a 70 km de Natal. O tremor foi sentido por volta de 15h30m, horário local. Ceará Mirim fica a apenas 50 km do município. No primeiro semestre do ano passado, o Rio Grande do Norte registrou um tremor em Taboleiro Grande. Técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vão ao local neste domingo para avaliar o impacto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário